Confira detalhes sobre a premiação, que reconhece tanto profissionais da Universidade quanto de empresas e instituições parceiras envolvidos na invenção e autoria de tecnologias licenciadas ou absorvidas no mercado.
Confira abaixo trecho da matéria – link para o texto integral ao final do texto.
Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Fotos: Igor Alisson – Inova Unicamp e Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp
Há quase duas décadas, a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) reconhece docentes, pesquisadores e alunos da Universidade e de instituições e empresas parceiras comprometidos com atividades que envolvem proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologias por meio do Prêmio Inventores da Unicamp.
A comemoração, que chega a sua 18ª edição neste ano, premia 141 inventores nas categorias Propriedade Intelectual Licenciada e Tecnologia Absorvida pelo Mercado. O Prêmio Inventores da Unicamp teve sua primeira edição em 2004 e, após ser retomado em 2009, foi realizado anualmente desde então.

“A partir do reconhecimento dos esforços empregados em anos de pesquisas pelos nossos inventores, esta premiação vem sendo realizada com o propósito de fortalecer o vínculo com a comunidade e incentivar que esses e outros inventores e empreendedores continuem trilhando pelo caminho da inovação, seja a partir da comunicação de invenções que possam ser protegidas e transferidas para a sociedade ou no interesse em empreender a partir dos conhecimentos adquiridos na Unicamp”, comenta Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, área responsável pela realização do Prêmio Inventores.
Mais de 100 profissionais premiados em 2025

Em 2025, a Inova Unicamp premia 133 inventores na categoria Propriedade Intelectual Licenciada, que reconhece o compromisso de docentes, pesquisadores, alunos e egressos da Universidade no processo de Transferência de Tecnologia e oito inventores na categoria Tecnologia Absorvida pelo Mercado, que considera as tecnologias que além de transferidas foram lançadas na forma de produto, processo ou serviço pelas empresas licenciadas. O Prêmio Inventores também premia seis spin-offs acadêmicas criadas em 2024 e que têm como core business uma tecnologia ou conhecimento oriundo da Universidade.
Além de premiar os profissionais da Universidade, a Inova Unicamp homenageou com certificado 275 inventores por terem comunicado suas invenções desenvolvidas na Universidade, que geraram 78 depósitos de pedidos de patentes em 2024 de titularidade ou cotitularidade da Unicamp.
Premiação valoriza atuação dos inventores na Universidade
A crescente do números de premiados desde a primeira edição do Prêmio Inventores é, acima de tudo, uma demonstração dos esforços da aproximação da Inova Unicamp com a comunidade interna, ampliando o conhecimento sobre temas relacionados à proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologias e relação universidade-empresa, conforme explica Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp:
“O Prêmio Inventores da Unicamp valoriza uma importante forma da Universidade levar o conhecimento para a sociedade. Ele reconhece os inventores e empreendedores que se dedicam a levar esses conhecimentos para empresas e instituições, transformando-os em soluções que podem ser aplicadas na sociedade, gerando impactos econômicos, sociais, ambientais e na qualidade de vida das pessoas. Essa conexão entre universidade e sociedade não seria possível sem a excelência do trabalho desenvolvido pelos inventores, pesquisadores, alunos e empreendedores ligados à Unicamp”, diz Lopes.
Outro número de destaque que refletiu no aumento de premiados na categoria Propriedade Intelectual Licenciada entre um ano e outro é a quantidade de contratos de transferência de tecnologias, que em 2024 chegou ao recorde de 233 contratos ativos.
“O alcance de 233 contratos de transferência de tecnologia ativos em 2024 não é apenas um número expressivo, por ser o maior dos últimos anos, mas um indicativo concreto da maturidade do ecossistema de inovação da Unicamp, da qualidade de suas pesquisas, seu corpo docente e talentos formados anualmente” explica Iara Ferreira, coordenadora de negócios e inovação da Inova Unicamp, área responsável pela proteção da propriedade intelectual, pelas parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e pela transferência de tecnologias da Unicamp.
GETS é premiado

Na edição de 2025 do Prêmio Inventores Unicamp, os pesquisadores José Wilson Magalhães Bassani, Éder Trevisoli da Silva e Ana Cristina Bottura Eboli receberam o prêmio de Propriedade Intelectual Licenciada pela tecnologia GETS – Gerenciamento de Tecnologia para Saúde. O sistema – em funcionamento no CEB desde 2010 – tem como objetivo facilitar o gerenciamento de parques tecnológicos de instituições de saúde e já está em uso em mais de 170 unidades em todo o país. Apenas em hospitais universitários federais, o GETS gerencia, hoje, mais de 90 mil equipamentos médicos.
Para mais detalhes e informações sobre o GETS, confira o texto abaixo: