Ensino

Apoio do CEB à formação de recursos humanos.

O Centro de Engenharia Biomédica (CEB) apoia as Unidades de Ensino e Pesquisa da UNICAMP na formação de recursos humanos em diferentes níveis. Tradicionalmente, os pesquisadores lotados e vinculados ao CEB atuam principalmente junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), onde há uma área de concentração em Engenharia Biomédica. Além disso, a área de física médica do CEB foi responsável, em conjunto com a FEEC, Faculdade de Ciência Médicas (FCM) e Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW), pela criação do Programa de Residência em Física Médica, vinculado ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, atualmente sob responsabilidade da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU).

O Programa em Área Profissional da Saúde – Física Médica, também conhecido como a Residência em Física Médica, tem duração de 2 (dois) anos e é regulamentado pela parceria entre o Ministério da Educação e Ministério da Saúde. O Programa visa formar físicos e físicos médicos para atuar na área de saúde em procedimentos diagnóstico e terapêuticos que fazem uso de radiações ionizante e não ionizante.

No ato da inscrição, o futuro residente opta por uma das áreas de concentração da física médica: radiodiagnóstico, radioterapia ou medicina nuclear.

A formação dos residentes se dá através de uma intensa atividade prática na área de concentração escolhida, em conjunto com cursos teóricos específicos que abrangem todos os tópicos relevantes e o estado da arte de cada uma das especialidades.

Após concluir a residência, o futuro físico médico receberá um certificado do Ministério da Educação e o título expedido pela Unicamp, estando apto para assumir e responder, junto a Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, as responsabilidades inerentes às atividades de física médica nas instituições públicas e privadas.