Laboratório Nacional para Gerenciamento de Tecnologia em Saúde

e sistema GETS – Gerenciamento de Tecnologia para Saúde

Sobre o LNGTS

O Laboratório Nacional para Gerenciamento de Tecnologia em Saúde (LNGTS) teve sua origem na experiência diária do CEB com a manutenção e o gerenciamento do parque de equipamentos odonto-médico-hospitalares da Área de Saúde da UNICAMP. A necessidade de entender o comportamento da tecnologia, sua distribuição, custos, demanda com manutenção e substituição, dentre outras características, gerou a necessidade de construir uma ferramenta capaz de dar aos engenheiros clínicos dados quantitativos e qualitativos para gerenciar seu parque de equipamentos. Essa ferramenta foi planejada e construída pela própria equipe do CEB, visando abranger não apenas a área da saúde da UNICAMP, mas todos os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) da rede pública do país, possibilitando adquirir conhecimentos concretos sobre a tecnologia médica aplicada no Brasil.
Assim foi desenvolvido o Sistema de Gerenciamento de Tecnologia para Saúde (GETS). O software está em operação na UNICAMP desde março de 2010 e, desde setembro de 2012 em outros EAS do país, por meio de Licenciamento para Uso do Software. A equipe técnica trabalha continuamente na manutenção e atualização da ferramenta, não apenas em melhorias técnicas, mas também para atender evoluções no âmbito da Engenharia Clínica.
Dessa forma, o LNGTS vem criando uma Rede Cooperativa Nacional de Núcleos de Engenharia Clínica (NEC), conectados para alimentar informação padronizada sobre distribuição, características e desempenho da tecnologia instalada nos EAS da rede pública de saúde.
Com a experiência adquirida na gestão da tecnologia instalada na universidade, a equipe do LNGTS conduz a implantação dos NEC tanto orientando na organização de processos de engenharia clínica, como na realização de inventários padronizados, fluxos de manutenção, dentre outros aspectos. O trabalho da equipe do LNGTS na implantação de NEC, interligando-o à Rede, não se limita a um treinamento para uso de um software, mas na capacitação da EC em toda a metodologia de trabalho de gestão de Equipamentos Médico-Hospitalares (EMH), definindo procedimentos e fluxos segundo as padronizações desenvolvidas pelo LNGTS. Razão pela qual cada processo de implantação do GETS em um EAS é único e complexo.

Financiamento

O software GETS é desenvolvido e mantido pelo LNGTS-CEB-UNICAMP, tendo recebido apoio do Ministério da Saúde, Fundo Nacional de Saúde, FINEP, Ministério da Ciência e Tecnologia, e UNICAMP.
Ministério da Ciência e Tecnologia: FINEP, Convênio Nº 06-04-00-0489-00.
Ministério da Saúde: 1) FINEP, Convênio Nº 01-08-0564-00.

O Licenciamento para uso do GETS pode ser gratuito para instituições públicas de saúde!

Para fazer parte da rede do LNGTS, entre em contato pelo e-mail anabe@unicamp.br ou bassani@unicamp.br, ou telefone (19) 3521-9285, e fale com a Enga Ana Cristina Bottura Eboli ou Prof. Dr. José Wilson Magalhães Bassani.

Saiba mais sobre o GETS – LNGTS

O Sistema de Gerenciamento de Tecnologia para Saúde (GETS) nasceu como fruto de muito esforço e experiência de profissionais altamente qualificados do CEB na gestão dos equipamentos médico-hospitalares da área da saúde da UNICAMP. É uma ferramenta desenhada para a Engenharia Clínica, planejada e construída pela própria equipe do CEB, visando abranger não apenas a área da saúde da UNICAMP, mas todos os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) da rede pública do país interessados, possibilitando adquirir conhecimentos concretos sobre a tecnologia médica aplicada no Brasil.
O software está em operação na UNICAMP desde março de 2010, e desde setembro de 2012 em outros EAS do país, por meio de Licenciamento para Uso do Software.
Seu acesso é totalmente WEB, sem necessidade de nenhuma infraestrutura de instalação local, apenas acesso à internet.

Com a experiência adquirida na gestão da tecnologia instalada na universidade, a equipe do LNGTS conduz a implantação dos NEC tanto orientando na organização de processos de engenharia clínica, como na realização de inventários padronizados, fluxos de manutenção, dentre outros aspectos.
O processo de implantação do GETS em um NEC implica em mais do que um treinamento para uso de um software, mas na capacitação da EC em toda a metodologia de trabalho de gestão de equipamentos médico-hospitalares (EMH), definindo procedimentos e fluxos segundo as padronizações desenvolvidas pelo LNGTS. Razão pela qual cada processo de implantação do GETS em um EAS é único e complexo, estudado e tratado individualmente pela equipe do LNGTS.
Aliás, toda a nomenclatura padronizada aplicada no GETS foi desenvolvida pela equipe do LNGTS. Manter toda a base de dados de EMH é um trabalho constante e incessante da equipe altamente qualificada, que, além de ter criado a nomenclatura própria desde o início, verifica um a um todos os equipamentos médico-hospitalares (EMH) que são inseridos no cadastro (de todos os NEC da rede), padronizando a nomenclatura de todos.

GETS – Gerenciamento de Tecnologia para Saúde

O sistema GETS foi desenvolvido por profissionais do Centro de Engenharia Biomédica (CEB) da UNICAMP e está em funcionamento desde 2010. O uso do GETS possibilita a gestão dos equipamentos médico-hospitalares (EMH) a partir de dados quantitativos e qualitativos, padronizados e organizados focando o registro do comportamento da tecnologia, que é comprovadamente um excelente parâmetro para análises não tendenciosas da qualidade dos EMH.
Seu acesso é totalmente WEB, sem necessidade de nenhuma infraestrutura de instalação local, apenas acesso à internet.
O primeiro benefício da implantação do GETS é a criação de um inventário padronizado dos EMH. Analisar a distribuição do parque por parâmetros como idade, marcas, tecnologias, são alguns dos indicadores simples que já permitem direcionamentos para decisões estratégicas como planejamento de aquisições, de contratações, capacitação, dentre outras. Além disso, a tecnologia GETS proporciona o acompanhamento do histórico completo destes equipamentos; o controle da aquisição de novos equipamentos, materiais e serviços; a integração de dados de equipamentos de diversas unidades de saúde; o gerenciamento de contratos de manutenção e do trabalho da equipe, entre outros benefícios. O processo de implantação do GETS coloca em contato constante os profissionais de engenharia clínica (EC) das instituições, de forma a permitir troca de experiências e orientações nos procedimentos de trabalho de EC, estabelecendo padrões de comportamento. Razão pela qual cada processo de implantação do GETS em um Núcleo de Engenharia Clínica é único e complexo.

Central de Informações (CITS)

O GETS permite também acesso uma visão centralizada de informações de Redes de EAS interligados, possibilitando uma visão consolidada de vários indicadores de desempenho, de demanda e produção, custos dentre outros. Para estes casos específicos de Rede, é necessário detalhamento para ver disponibilidade e, dependendo do caso, existência de custo de acesso CITS. Entre em contato para maiores detalhes!

Principais Funcionalidades do GETS

­ Inventário padronizado de equipamentos médico-hospitalares (mais de 1.200 tipos padronizados de EMH e 14.000 modelos cadastrados);
Cadastro de usuários com permissões em níveis de acesso customizáveis;
­ Divisão dos EMH e das OS por setores do EAS de forma customizável, tanto nos cadastros como nos relatórios e consultas;
­ Divisão dos EMH e das OS por setores do EAS de forma customizável, tanto nos cadastros como nos relatórios e consultas;
­ Controle de agendamentos de intervenções programadas, com emissão de alertas, configuração personalizada de checklists, abertura e acompanhamento das OS programadas executadas interna ou externamente;
Abertura de OS de manutenção corretiva pelo próprio usuário do EMH (assistência), que pode acompanhar passo a passo o andamento de seu chamado;
Cadastro de contratos de manutenção com associação direta aos EMH, permitindo identificação de cobertura na ocorrência de OS, alertas de vencimento e renovação, controles de tempos e outros indicadores técnicos para gestão de contratos de manutenção;
Controle de todas as OS (corretiva, programada, instalação) em tempo real, com possibilidade de acompanhamento por qualquer usuário com permissão de acesso;
Controle de consumo de materiais nas OS, com possibilidade de acompanhamento de aquisição e estoque desses materiais;
Controle de serviços de manutenção terceirizados – serviço externo – (corretiva, preventiva, instalação) com acompanhamento do passo a passo, seja em condições de garantia, contrato ou orçamentos, incluindo custos, monitoramento de saídas de EMH, etc;
Priorização de serviços;
Controle de atividades técnicas e horas de trabalho nas OS, permitindo acompanhamento da equipe interna de EC (produtividade, distribuição de OS, especialidades, etc);
Indicadores de desempenho, de demanda e produção, custos dentre outros;
Implantação de fluxos padronizados de OS e gestão.

Prêmios

O GETS já foi diversas vezes premiado pela INOVA-UNICAMP nas edições de 2023, 2022, 2021, 2019, 2018, 2017, 2016 e 2014 do PRÊMIO INVENTORES DA UNICAMP nas categorias Tecnologia Licenciada, Tecnologia Absorvida pelo Mercado, Propriedade Intelectual Licenciada.
A equipe recebeu também em 2014 o Prêmio PAEPE de Melhor Projeto da Unidade, um reconhecimento da UNICAMP aos seus profissionais que se destacam através de iniciativas e projetos que contribuem para a melhoria da Universidade.

Equipe

Coordenador: Prof. Dr. José Wilson Magalhães Bassani
Gerente: Engª. Ana Cristina Bottura Eboli
Gerente de Cadastros: Eng. Paulo Roberto Martinussi Pedro
Analista de Sistemas sênior: Eder Trevisoli da Silva
Analista júnior: Ediluana Raquel Pereira da Silva