No último mês de março, foi feito o fechamento do Research Topic “Towards an Understanding of Spinal and Corticospinal Pathways and Mechanisms” da publicação científica Frontiers in Human Neuroscience, que contou com a colaboração do Prof. Dr. Leonardo Abdala Elias como um dos Topic Editors.
A Frontiers in Human Neuroscience é o segundo journal com maior número de citações na área de psicologia, publicando artigos científicos que unem psicologia e neurociências a fim de avançar a compreensão sobre o cérebro humano e as doenças que o afetam.
Ao todo, foram publicados 8 artigos científicos. A equipe de Editores – que incluiu ainda o Prof. Gary Sieck, da Mayo Clinic, e o Dr. Pilwon Hur, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Gwangju, Coréia do Sul – publicou um Editorial com uma síntese dos trabalhos selecionados e as perspectivas para a área.
SOBRE O RESEARCH TOPIC
Towards an Understanding of Spinal and Corticospinal Pathways and Mechanisms
Na última década, houve um interesse crescente pela compreensão dos mecanismos moleculares, celulares e de nível de circuito dos tratos espinhal e corticospinal, assim como desenvolvimentos importantes na área. Esses avanços foram impulsionados por melhorias nas técnicas de pesquisa que nos permitem tanto reunir insights de diferentes abordagens quanto compreendermos melhor o campo de estudos, a fim de cumprir nossa missão de viver vidas saudáveis em um planeta saudável. Embora a comunidade possa se orgulhar de grandes avanços, ainda há um longo caminho a percorrer.
Neste tópico de pesquisa, encorajamos os pesquisadores a destacar o estado da arte da pesquisa em neurociência motora e os principais desafios que o campo enfrenta. Também recebemos contribuições que olham para o futuro e definem os rumos que o campo tomará nos próximos anos. Quais foram as principais descobertas até agora? Quais são os assuntos mais urgentes que precisam ser tratados? Para onde a pesquisa nos levará nos próximos anos? Esta coleção servirá de base para mostrar o estado da arte da pesquisa no final da segunda década do século XXI e definir o progresso que precisa ser feito na próxima década.
- Mecanismos de regeneração de danos nos nervos espinhal e corticospinal
- Mecanismos espinais e corticospinais, moleculares, celulares e em nível de circuito do controle da função motora.
- Mecanismos espinais e corticospinais, moleculares, celulares e em nível de circuito das funções fisiológicas.
- Modelos computacionais e teorias sobre circuitos espinhais e corticospinais para funções fisiológicas
- Os efeitos das técnicas de reabilitação da função motora nos tratos espinhal e corticospinal.