O Centro de Engenharia Biomédica (CEB) é um dos Centros Interdisciplinares de Pesquisa subordinados à Coordenadoria de Centros e Núcleos (COCEN) da UNICAMP. Atualmente, conta com cerca de 70 profissionais de diversas areas, que atuam em pesquisa básica, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços à Area de Saúde da Universidade.
O CEB foi instituído oficialmente pela portaria GR-133 (5/10/1982). Em 1986, o Diretor Geral da Organização Panamericana de Saúde , Dr. Carlyle Guerra de Macedo, inaugurou a nova sede durante a gestâo do entâo reitor Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti. Ainda em 1986, O CEB criou a equipe de Ffsica Médica para atender â crescente demanda de atuagâo em Protegâo Radiolégica, Medicina Nuclear, Radiodiagnéstico e Radioterapia.
Em 1986, a Faculdade de Engenharia Elétrica foi estabelecida com 11 departamentos, dentre eles o Departamento de Engenharia Biomédica (DEB), que passou a estabelecer íntima colaboração com o CEB. O CEB e o DEB tiveram um papel fundamental para o estabelecimento, em âmbito nacional, das diversas subáreas da Engenharia Biomédica: Engenharia Médica e Biolégica, Engenharia Clínica, Engenharia de Reabilitação e Bioengenharia.
O CEB vem apoiando a formação de pessoal em diversos nfveis e areas. A experiéncia acumulada no CEB na area de Engenharia Biomédica e, especificamente, em Engenharia Clfnica tornou possfvel discutir e desenvolver o currfculo dos cursos de extensâo nesta area no Brasil. O curso de extensâo da UNICAMP, criado no CEB, é oferecido pela FEEC hâ mais de 20 anos. Foi a partir dos conhecimentos adquiridos no CEB que se pode editar o primeiro livro nacional sobre gerenciamento de manutenção, projeto denominado GEMA, financiado pelo Ministério da Saúde. Desde então, foram certificados aproximadamente 1.700 técnicos no país.
O CEB tern um papel importante na formação de pés- graduandos (mestrandos e doutorandos) e de alunos de graduação. Nossos estudantes, essencialmente da FEEC, realizam seus trabalhos, utilizando laboratérios e infraestrutura do CEB, onde encontram também uma equipe de apoio aos trabalhos experimentais e de desenvolvimento. A cooperação CEB-DEB apoiou, sé nos dltimos 10 anos, a formagâo de dezenas de alunos de graduação (IC, TCC e estâgios), cerca de 50 dissertagoes de mestrado e 25 teses de doutorado.
A formação de pessoal se alimenta também da prestação de serviços â Area de Saúde feita pelo CEB nas areas de Engenharia Clínica e Física Médica, areas que geram enorme economia e melhoria na eficácia, rapidez e segurança para o trabalho assistencial em saúde da Universidade.
Em colaboração com várias unidades da Universidade, notadamente a FEEC, IFGW, FCM, HC, CAISM e IB, o CEB, hoje, participa também da formação de residentes da area médica e física médica, além de se destacar na formação de estagiários técnicos (eletrônica, mecânica fisiologia, informática e física médica). A cooperação CEB-FEEC-FCM gerou recentemente a colocação no mercado de uma inovação (conector uretral) que deverá render royalties para a Universidade e as unidades envolvidas.
O CEB tern proposto soluções para abordagem de problemas nos âmbitos da Universidade e do pals. Estão em consolidação três laboratórios nacionais criados no CEB: Laboratório Nacional para Gestão de Tecnologia em Saúde; Rede Nacional para Estudo e Desenvolvimento de Ultrassom; e Laboratório Nacional para Estudo do Cálcio Celular.