logof01

     

     

                      

Institucional Histórico

Histórico

O CEB - Centro de Engenharia Biomédica foi criado em 5 de outubro de 1982, através da portaria GR 133, para congregar esforços em Ensino e Pesquisa em Engenharia Biomédica que já existiam na UNICAMP.

No ínício, o CEB contou com uma pequena equipe composta por 1 engenheiro, 3 técnicos e 1 funcionário administrativo, sob o comando de alguns professores da Faculdade de Engenharia (atual Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) que procuraram assumir atividades de apoio à área de saúde sem prejuízo de suas cargas didáticas na graduação e pós-graduação e atividades de orientação. Esta pequena equipe se responsabilizou pela manutenção de equipamentos odonto-médico-hospitalares, visando reduzir os gastos da Universidade e possibilitar o desenvolvimento das atividades assistenciais, de modo mais seguro e eficiente.

Em Abril de 1986 para atender às necessidades prementes da área de saúde e da UNICAMP em geral nas áreas de Proteção Radiológica, Medicina Nuclear, Radiodiagnóstico e Radioterapia, foi criada no CEB uma equipe de Física Médica (a primeira na universidade e uma das primeiras do Brasil) que já pode ser considerada hoje uma das maiores e mais qualificadas equipes do país.

O edifício atualmente ocupado pelo CEB foi inaugurado em 21 de Março de 1986 pelo então Diretor Geral da Organização Panamericana de Saúde, Dr. Carlyle Guerra de Macedo, com a presença e participação do Reitor da UNICAMP, Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti.

Em 1987, a criação da Faculdade de Engenharia Elétrica (hoje Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, FEEC) composta por departamentos, incluiu o Departamento de Engenharia Biomédica (DEB). Este departamento, composto pelos docentes que já atuavam na área desde 1974 e outros que vieram integrar o quadro docente atraídos, pela já conhecida atuação da UNICAMP em Engenharia Biomédica, constituiu o substrato ideal para o surgimento, e contribuição para criação em nível nacional, das suas diversas sub-áreas: Bioengenharia, Engenharia Médica & Biológica, Engenharia Clínica e Engenharia de Reabilitação.

O CEB passou fazer parte dos Centros e Núcleos ligados COCEN (órgão vinculado à Coordenadoria Geral da Universidade, criado com o objetivo de coordenar as atividades dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Universidade), a partir de 1998 (Deliberação CONSU-A 17/98 de 29/09/98).

A Deliberação CONSU-A-16/01, 25-09-2001, dispõe sobre Regimento Interno do Centro de Engenharia Biomédica - CEB.

Joomla inotur picma